terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CURIOSIDADES DA CULTURA ITALIANA NO OLHAR DE UMA BRASILEIRA

Curiosidades da cultura italiana: o texto é longo, é verdade. Mas para aqueles que querem conhecer um pouco da realidade italiana, acredito que vale a pena ler. 


  1. O cumprimento mais informal é ciao, e se usa tanto para o cumprimento inicial, como para o cumprimento final. Simplificando: ciao - para "oi" ou "tchau".
  2. Italianos não comem muito alho, quando o utilizam no preparo de pratos, ainda que com casca, é apenas para saborizar.  Também consideram uma grande gafe deixar o alho inteiro ao servir o prato. (Bem diferente dos brasileiros, especialmente da comida mineira).
  3. Italianos tomam sempre água de garrafa (mineral ou de fonte natural). O tradicional filtro de barro brasileiro, não se vê por aqui.
  4. Atenção mulheres: o uso de lixeiras nos banheiros não faz parte da cultura italiana. 
  5. O uso de um lenço de papel é um hábito dos italianos e que você também deve adquirir, o mais rápido possível. Dica: tenha sempre um lenço de papel na bolsa!
  6. Sempre que for visitar um país, atente-se às regras. Especialmente se você for o último dos últimos românticos... nada de pegar uma flor do jardim para oferecer à sua namorada. A multa pode ser alta para estes casos... 
  7. Italianos utilizam-se de muitos gestos para se comunicarem, mas o gesto  girando o dedo indicador de um lado para o outro, na bochecha, como se quisesse fazer um buraco é um modo alegre e divertido de dizer que a comida é muito boa! 
  8. Italianos não costumam tomar banho todos os dias, mas recentemente descobrir que esta é uma cultura antiga, os romanos se limpavam a cada nove! dias.
  9. As carnes expostas nos açougues (macellaria) são quase como obra de arte. Os açougues são normalmente pequenos e ficam muito poucas peças expostas e ainda assim de modo muito organizado. Um trabalho realmente artístico. Afinal, a carne é muito cara.
  10. E ainda sobre as carnes: não são tão gordurosas e tão saborosas como a carne brasileira, a sensação é de que os animais vivem em constante dieta :) também, ao prepará-la, não utilizam muito tempero, e sim, muitas ervas aromáticas. Ah, carne boa mesma é a brasileira! 
  11. Horário de trabalho funciona como tem que funcionar: hora certa de entrada e especialmente hora certa de saída, um minuto a mais - sem pagamento, não existe! 
  12. A laranja é descascada com as mãos, como mexerica e também se come como mexerica.
  13. Italianos fazem da pizza um sanduíche e não necessariamente usam talheres para comê-la, sempre comem com as mãos, ou melhor, da forma como lhes é conveniente. 
  14. Perfumes e produtos de beleza não possuem data de validade. 
  15. Não é muito comum encontrar álcool gel por aqui...
  16. Biscoitos como temos para o café da tarde no Brasil, normalmente são servidos na Itália, como sobremesas; e para acompanhar o café da manhã, o mais tradicional é mesmo o cornetto (croissant).
  17. Amo farofa e como é difícil encontrar farinha de mandioca por aqui, faço com farinha de pão. Fica também deliciosa!
  18. Paga-se uma taxa média de 1.100 euros para se estudar na universidade italiana. Possui aquecedor mas não ar-condicionado, isso porque as férias ocorrem no período do verão italiano. Os banheiros deixam muito a desejar: espelho, cesto de lixo, sabonete e papel higiênico são itens básicos, mas difíceis de encontrar.
  19. O país está em crise, mas o engraçado é que os supermercados e outras lojas funcionam de 8:30-13:30hs e a tarde de 16 as 20hs, geralmente. Poucas lojas abrem aos sábados ou aos domingos.  E enquanto isso... os chineses abrem as lojas cedo, fecham tarde e não fecham no período do almoço, e também abrem aos sábados e domingos.
  20. A velocidade máxima permitida para veículos e ônibus dentro das pequenas cidades é de 50km/h.
  21. Dirigir falando ao celular é normal, penso até que é moda... 
  22. Água e vinho são bebidas tradicionais, no almoço e no jantar dos italianos.
  23. O sorvete e o yogurt artenasais são também uma das grandes especialidades dos italianos. 
  24. Para os italianos, estilo é tudo. São conhecidos especialmente pela moda de qualidade. 
  25. Os produtos de design e fabricados na Itália, são em geral, de excelente qualidade. 
  26. As italianas quase nunca saem de casa sem maquiagem.
  27. Quando é verão, as noites são realmente com sol, o por-do-sol acontece por volta de 21 horas; mas no inverno escurece por volta de 16hs.
  28. É realmente encantador a cultura e a tradição de vender os produtos cultivados em sua própria terra, o agricultor, que aqui, chamado de "contadino" normalmente vende seus produtos em pequenas feiras/mercados da cidade.
  29. Ao visitar alguém a bebida mais oferecida é mesmo o tradicional e simples cafezinho, mas claro, feito na hora. Para mim é ótimo, porque sou da turma do cafezinho. 
  30. Melancia é a fruta mais amada do verão, mas o interessante é que ela é servida especialmente como sobremesa, no prato, em fatias; e para comer, os italianos utilizam apenas a faca - sem o garfo. 
  31. Nas cidadezinhas pequenas (paese) tem também horário determinado para funcionamento das lojas, claro. Só que no período do horário de almoço até às 16 horas, normalmente está tudo, tudo fechado. Se tiver fome e quiser lanchar ou almoçar, e tiver sorte, pode encontrar um ou outro restaurante/bar aberto, senão deve esperar até 16 hs.
  32. É muito comum as pessoas perguntarem "o que você almoçou hoje?" porque o ato de comer na Itália, seja um café da manhã, almoço ou jantar é sempre um momento muito especial onde toda e qualquer comida, feita por um italiano, é realmente apreciada e valorizada. 
  33. Das 13 às 14:30 hs é comum ouvir o tilintar dos talheres (horário de almoço, família reunida).
  34. Esteja certo, ao comprar algo, você receberá o seu troco completo, seja ele centavos: 0,01; 0,02; 0,03.. 
  35. Caso combine algo para o dia seguinte, não admire se não comparecerem ou simplesmente não ligarem nem mesmo para avisar que não irá. Para muitos, isso é normal.
MAS ESSAS SÃO Só ALGUMAS DAS MUITAS CURIOSIDADES, PORQUE A ITALIA é E SERA SEMPRE A GRANDE ITALIA.
 BELLA, BELLA, SEMPRE BELLA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário